Uma dúvida frequente de quem é iniciante nos trabalhos com concreto é se a temperatura externa pode interferir na secagem dele.
Por conta desse questionamento comum, nós escrevemos este artigo, com o intuito de “desvendar” essa questão.
A influência da temperatura externa na aplicação e na secagem do concreto é uma verdade, e por isso mesmo exige a devida atenção que uma grande parte das pessoas não dá.
A temperatura influencia diretamente na secagem da resistência do concreto, sendo uma espécie de “balança”: quanto mais alta a temperatura for, então mais rápido o cimento irá se secar.
Por outro lado, temperaturas mais baixas farão com que o concreto demore muito mais a secar, trazendo dificuldades para o andamento de uma obra.
Quando a temperatura encontra-se abaixo de 10º, o concreto começa a apresentar uma dificuldade muito maior para reagir, o que interfere no tempo de secagem.
Já no caso de a temperatura ambiente estar abaixo de 0o, o cimento não reage. Então, significa que ele não irá se secar.
Conhecer esses fatores relacionados com a temperatura é um cuidado muito importante que você precisa tomar com a obra, para que não haja problemas sérios que impactem não só na duração dela, mas também em sua qualidade.
Optar por realizar as obras com concreto em momentos nos quais as temperaturas estão um pouco mais elevadas é a melhor opção para que não existam atrasos maiores, por conta da longa duração do processo de secagem.
Em algumas situações, podem ser usadas técnicas específicas para manter uma temperatura mais elevada próximo de onde o concreto foi colocado, para garantir que o mesmo irá se secar mais rápido e de forma eficaz.
Mas a utilização dessas técnicas precisa ser pensadas com cautela e pode aumentar o custo da obra.